Artigo

 Dicas para comprar cafés especiais

01/03/22 - 14:15

Fotos: @canecasincera
Fotos: @canecasincera

Por Gastronomia - Caneca Sincera

Janine Avelar e Jussara Paim
Caneca Sincera

Já falamos por aqui sobre a diferença dos cafés tradicional, gourmet e especial. Se você ainda não leu essa coluna, recomendo que leia, pois será importante conhecer essas diferenças para escolher o seu melhor produto!

Voltando à conceitualização, o café especial só pode ser considerado especial, ou de qualidade superior, se a sua pontuação for acima de 80 pontos, de acordo com a SCAA, Specialty Coffee America Association, que é a responsável pelas avaliações no Brasil. Esses cafés têm uma cor mais clara que os tradicionais e um sabor intenso da fruta, e não do queimado do tradicional.

Além disso, cabe destacar que os cafés especiais, em sua maioria são produzidos em pequena escala, normalmente em produções familiares.

Então, vamos às dicas para que você compre um bom café especial!

A primeira dica é reconhecer o rótulo. Nele deve haver a indicação de Café Especial ou a pontuação acima de 80 pontos. Muita gente acha que o café 100% arábica é um café especial, mas não se engane. Arábica é apenas um tipo de grão! Hoje no Brasil temos muitos cafés do grão tipo Robusta que são cafés especiais, apesar desse tipo de grão ter sido considerado de qualidade inferior por muito tempo!

A segunda dica é ficar atento às regiões de produção do café! Em Minas Gerais tem várias regiões produtoras dos melhores cafés do país! E o Caneca Sincera valoriza a diversidade geográfica e as diferentes denominações de origem. As regiões do Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas são produtoras de cafés de excelente qualidade. Então, se você identificar uma dessas regiões, é bem provável que esteja comprando um bom café!

Por fim, indicamos comprar seus cafés especiais em cafeterias ou empórios. Assim você pode bater um papo com o atendente, saber mais sobre o produto e às vezes até experimentar um pouco antes de levar para casa!

E você sabia que o café especial leva em torno de 12 a 14 meses entre o plantio e o momento que chega até a sua caneca? Essa joia da agricultura merece atenção e carinho! Vale à pena valorizar o produto e pegar um pouquinho a mais pela qualidade do produto. 

Saiba mais:
Instagram @canecasincera
Facebook @canecasincera
Site canecasincera.wixsite.com/website

imagem

imagem

imagem

Gastronomia - Caneca Sincera

Caneca Sincera
O @CanecaSincera é um hub digital que conecta apreciadores do café e seu ecossistema, promovendo experiências gastronômicas, turísticas e culturais. Janine Avelar é sete-lagoana, apaixonada por cafés, cafeterias, lugares, viagens e pessoas! Atua nos segmentos de cultura e comunicação há mais de 20 anos.

Veja Mais